Vingadores: Ultimato

Como começar a compartilhar minha experiência vendo Vingadores: Ultimato com vocês?
Acho que o melhor jeito é mostrar bem lá do comecinho...

O Túlio de 8/9 anos não sabia o que ia encontrar nos cinemas naquele ano. Eu me lembro de estar indo ao cinema com meus tios, e ouvir minha tia cantando a música tema do desenho da década de 80, e me contando a história do gênio bilionário que vestia uma armadura de ferro e saia pra salvar o mundo, junto de seus amigos vingadores.
Antes do filme eu só tinha visto o homem aranha e os x-men, não sabia muito do universo Marvel e DC nos quadrinhos, não tinha lido nenhuma das HQ's, com exceção da Turma da Mônica. Poucas horas depois meu mundo tinha virado de ponta cabeça, meus sonhos tinham mudado e tudo o que eu mais queria era ser o Homem de ferro e poder sair voando por ai na minha armadura, ter toda a tecnologia, os carros, a mansão, a fama, tudo. Ser o Homem de Ferro.

Pouco tempo depois veio o Capitão América. Que filme fantástico, primeiro o gênio bilionário, depois o Incrível Hulk e agora o Capitão América. Um mundo novo se abriu na minha frente, e eu testemunhava isso com muito brilho no olho, com muita vontade de fazer parte disso tudo, assim como milhares de crianças e adolescentes do mundo todo.

Em 2012, quando vi Vingadores, achei que nada superaria aquilo. Todos os super-heróis reunidos era o suprassumo da nerdice, o melhor momento da história. Nada podia superar. Será mesmo?

O que a Marvel construiu ao longo de 11 anos foi algo inédito e histórico, fez em uma década uma saga que nunca vai ser esquecidas, trouxe a excelência dos quadrinhos para o cinema, e nós fomos os privilegiados dessa era, pudemos acompanhar um a um, os filmes dessa saga. Passamos por momentos marcantes, como em Homem de Ferro, Vingadores, Guardiões da Galáxia, Guerra Civil, dentre outros filmes do universo cinematográfico da Marvel (MCU). Mas como bem disse Tony Stark (Robert Downey Jr.), "parte da jornada é o fim", e que fim, meus amigos. Ultimato é o fim que toda saga merecia ter, momentos de choro e gritos se misturam ao longo do filme, cada cena te deixa sem fôlego de um jeito diferente, é tanta referencia que o Capitão não conseguiria ver o próprio filme.

Tirando os spoilers, posso dizer que cada herói teve seu momento de redenção, cada herói mostrou seu propósito na saga, e apesar de ser o fim para alguns, suas atitudes foram impactantes, tanto no filme, tanto no coraçãozinho do Túlio de 8/9 anos (melodrama que chama).

Vingadores: Ultimato foi a forma que a Marvel encontrou de homenagear todos nós, é uma obra única na história do cinema, marcou a vida de milhares, e cumpriu seu papel dentro do MCU. Se falhou, esta perdoado.

A Marvel conseguiu nos agradecer por ajudar a construir esse universo, eles nos mostraram que nós somos parte disso, a parte mais importante, e o filme não foi nada mais que um grande fan service, pra agradar a todos, e nessa hora quem tava chorando era o Túlio de 19, e eu tenho certeza que tinha muito marmanjo limpando as lágrimas no final do filme.


Então é isto, de forma bem resumida, a Marvel acertou muito nesse filme, mostrou tudo o que podia mostrar e deu um desfecho louvável ao filme, e no final das contas, Ultimato é tudo o que promete e mais um pouco. A saga terminou do mesmo jeito que começou, de forma épica.

                                                                                                     
Túlio Gama (@tuliogama)

Resultado de imagem para Endgame

Comentários